Terapia cognitivo – comportamental para crianças e adolescentes

A terapia cognitivo – comportamental (TCC) é uma abordagem prática e focada em objetivos que auxilia crianças e adolescentes a compreenderem a relação entre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. A TCC visa identificar cognições disfuncionais e distorcidas associadas a problemas psicológicos e criar padrões cognitivos mais funcionais e equilibrados, resultando em menos sofrimento emocional e comportamentos mais úteis.

Abordagem e Objetivos da TCC

  • Prática e Focada em Objetivos: A TCC é estruturada e orientada para alcançar metas específicas, ajudando os jovens a desenvolver habilidades práticas para enfrentar desafios emocionais e comportamentais.
  • Relação entre Pensamentos, Sentimentos e Comportamentos: Ensina-se aos pacientes a identificar como seus pensamentos influenciam seus sentimentos e comportamentos, promovendo uma melhor auto regulação emocional.

Identificação e Modificação de Cognições Disfuncionais

  • Identificação de Cognições Disfuncionais: A TCC ajuda na detecção de pensamentos distorcidos e negativos que contribuem para problemas emocionais.
  • Criação de Padrões Cognitivos Equilibrados: Os terapeutas trabalham com os pacientes para substituir esses pensamentos disfuncionais por padrões cognitivos mais equilibrados e adaptativos.

Eficácia da TCC

  • Evidências de Eficácia: A TCC possui fortes evidências de eficácia no tratamento de problemas emocionais em crianças e adolescentes, contribuindo para melhorias significativas em suas vidas.
  • Necessidade de Mais Pesquisas: Embora os benefícios da TCC para crianças com condições físicas e crônicas sejam promissores, são necessárias mais pesquisas para confirmar esses ganhos.

A TCC continua a ser uma intervenção valiosa e promissora, destacando-se como uma abordagem eficaz e prática para ajudar jovens a superar desafios emocionais e comportamentais.


Referência bibliográfica: Stallard P. Evidence-based practice in cognitive-behavioural therapy. Arch Dis Child. 2022 Feb;107(2):109-113. doi: 10.1136/archdischild-2020-321249. Epub 2021 Jul 15. PMID: 34266878.