Desde o início da pandemia de COVID-19, muitos indivíduos desenvolveram a Síndrome de Covid Longa, caracterizada por sintomas persistentes como declínio da memória, falta de atenção, ansiedade e depressão.
Objetivo: Desenvolver um protocolo de reabilitação cognitiva para indivíduos pós-COVID com sintomas cognitivos, focando na atenção e memória.
Métodos: O protocolo proposto inclui sessões semanais de 60 minutos durante seis meses, com atividades de atenção e memória baseadas em testes neuropsicológicos. As sessões incluem tarefas de lição de casa, corrigidas na sessão seguinte, utilizando computador, papel e caneta.
Resultados: As atividades impactam positivamente outras funções cognitivas, como função executiva, linguagem e raciocínio. O treinamento abrange todos os tipos de atenção (sustentada, alternada, seletiva e dividida) e memória (curto e longo prazo), com dificuldade crescente.
Conclusão: A reabilitação cognitiva, já eficaz em outras patologias, mostra-se promissora para o tratamento pós-COVID-19.
Referência: Dutra LS, Shigaeff N. Proposed protocol for post COVID-19 cognitive rehabilitation for attention and memory. Dement neuropsychol [Internet]. 2024;18:e20230109. Available from: https://doi.org/10.1590/1980-5764-DN-2023-0109