A prevalência global do transtorno do jogo

O transtorno do jogo tem ganhado atenção na comunidade médica e científica, especialmente após sua inclusão na 11ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-11). Mas, afinal, o quão comum é esse transtorno ao redor do mundo? Vou explorar os dados, para entendermos melhor esse problema.

O Que é Transtorno do Jogo?

O transtorno do jogo é caracterizado pelo uso excessivo e descontrolado de jogos digitais, a ponto de interferir na vida diária da pessoa. Os sintomas podem incluir negligência das responsabilidades, perda de interesse em outras atividades e até mesmo problemas de saúde física e mental.

Estimativas de Prevalência Global

Entre 2009 e 2019, foram realizados 53 estudos em 17 países, abrangendo um total de 226.247 participantes. A análise desses dados revelou que a prevalência global do transtorno do jogo é de aproximadamente 3,05%. No entanto, este número pode variar bastante dependendo dos critérios e métodos utilizados nos estudos.

Fatores que Influenciam as Estimativas

A pesquisa mostrou que vários fatores podem influenciar as estimativas de prevalência:

  • Ferramenta de Avaliação: O tipo de escala utilizada para identificar o transtorno do jogo pode afetar os resultados. As escalas mais comuns incluem a Lemmens Internet Gaming Disorder-9, o Gaming Addiction Identification Test e o Problematic Videogame Playing.
  • Demografia: Adolescentes tendem a apresentar taxas mais altas de transtorno do jogo. Além disso, homens são mais afetados que mulheres, numa proporção de aproximadamente 2,5:1.
  • Métodos de Amostragem: Estudos com amostragem aleatória estratificada geralmente apresentam estimativas mais baixas.
  • Ano de Coleta de Dados: Mudanças ao longo do tempo também podem influenciar as taxas de prevalência, refletindo possivelmente mudanças nos hábitos de jogo e no acesso a tecnologias.

Comparações com Outros Transtornos

A prevalência do transtorno do jogo é comparável ao transtorno obsessivo-compulsivo e a alguns vícios relacionados a substâncias. No entanto, é menor do que a compra compulsiva e maior do que o problema do jogo.

Conclusão

Embora o transtorno do jogo seja uma preocupação real, é importante considerar as variações nos estudos para compreender a verdadeira extensão do problema. Fatores metodológicos, culturais e demográficos desempenham um papel significativo nas estimativas de prevalência, e compreender essas nuances é crucial para desenvolver estratégias eficazes de prevenção e tratamento.

Fonte: Stevens MW, Dorstyn D, Delfabbro PH, King DL. Global prevalence of gaming disorder: A systematic review and meta-analysis. Aust N Z J Psychiatry. 2021 Jun;55(6):553-568. doi: 10.1177/0004867420962851. Epub 2020 Oct 7. Erratum in: Aust N Z J Psychiatry. 2023 Jun;57(6):928. doi: 10.1177/00048674221137011. PMID: 33028074.