O bullying escolar é um problema significativo que afeta milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo.
O bullying escolar é uma forma de violência que pode ter efeitos devastadores na saúde mental e física das vítimas. Entender a prevalência e os fatores associados ao bullying é essencial para desenvolver estratégias eficazes de prevenção e intervenção.
O objetivo deste estudo foi de analisar a prevalência do bullying nas escolas e identificar fatores sociodemográficos e comportamentais associados à vitimização e à agressão.
Os resultados qualitativos indicaram que o bullying é frequentemente associado a fatores como status social, diferenças de gênero e falta de apoio dos professores. Prevalência de Bullying: 46,6% dos estudantes relataram ser vítimas de bullying, enquanto 19,8% afirmaram ser perpetradores. Fatores Associados: Idade, gênero e tipo de escola (pública vs. privada) foram significativamente associados à ocorrência de bullying.
Os autores deste estudo concluem que o bullying é um problema prevalente nas escolas, com fatores sociodemográficos e comportamentais significativos. A implementação de políticas e intervenções baseadas em evidências é essencial para reduzir a prevalência do bullying.
Estudo completo: SILVA, Maria José; PEREIRA, Ana Beatriz. Bullying: Prevalência e Fatores Associados à Vitimização e à Agressão no Cotidiano Escolar. Revista de Saúde Pública, v. 27, n. 1, p. 00085919, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/3zS6tSTHCvCRsC6g6bCpxCH/.