A formulação cognitiva do caso é uma abordagem estruturada para guiar terapeutas cognitivo – comportamentais na compreensão e intervenção nos problemas dos clientes. Ela envolve várias etapas:
- Identificação do Cliente: Coleta de dados pessoais essenciais para um entendimento inicial.
- História de Vida: Resumo do desenvolvimento pessoal e experiências significativas do cliente.
- Lista de Problemas: Identificação abrangente dos problemas do cliente, englobando questões psicológicas, interpessoais e outras.
- Fatores Precipitantes e Situações Ativadoras: Avaliação de estressores e situações que ativam comportamentos e emoções disfuncionais.
- Crenças Centrais e Intermediárias: Identificação de crenças profundas e suposições que influenciam o comportamento do cliente.
- Origem e Desenvolvimento das Crenças: Análise de experiências passadas que moldaram as crenças do cliente.
- Medidas Padronizadas e Complementares: Uso de instrumentos diagnósticos para avaliar e monitorar o progresso do cliente.
- Hipóteses Diagnósticas e de Trabalho: Desenvolvimento de hipóteses que guiam as intervenções terapêuticas.
Referência bibliográfica:
ARAÚJO, Cristiane Figueiredo; SHINOHARA, Helene. Avaliação e diagnóstico em terapia cognitivo-comportamental. Interação em psicologia, v. 6, n. 1, 2002.