A satisfação conjugal caracteriza-se pela percepção dos membros da díade relativamente à satisfação na relação. Integra o padrão de comunicação, sexualidade, tempo passado juntos, entre outros aspetos específicos do casal, enquanto unidade transformativa. Os conflitos, decorrentes da continuidade relacional, requerem muitas vezes o desenvolvimento de abordagens terapêuticas de intervenção cognitiva comportamental visando a conservação ou reconquista da satisfação conjugal.
O objetivo deste estudo teórico é mapear o conhecimento existente sobre a utilização da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na promoção da satisfação conjugal.
Foi realizada uma revisão integrativa utilizando as seguintes Bases de Dados da EBSCO: Medline; Cinhal; MedicLatina e Psychology and Behavioral Sciences. Foram incluídos sete estudos primários publicados nos últimos 10 anos que corresponderam aos critérios de inclusão pré-definidos.
Os estudos analisados demonstram que a TCC é utilizada para promover a satisfação conjugal em suas várias vertentes. Os resultados da aplicação da TCC mostram elevados níveis de eficácia.
Os resultados sugerem a importância da ampliação da TCC nesta área, com a experimentação clínica das várias técnicas e metodologias usadas, de acordo com as características dos casais e a natureza dos seus problemas. Conclui-se que a TCC pode ser uma abordagem eficaz para a conservação ou reconquista da satisfação conjugal.
Estudo completo:
FIGUEIREDO, Maria Henriqueta. Terapia Cognitivo-Comportamental e promoção da satisfação conjugal: uma revisão integrativa. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro , v. 17, n. 1, p. 16-22, jun. 2021 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872021000100003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 14 nov. 2024. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20210003.