As palavras “problema” e “conflito” são frequentemente usadas como sinônimos, mas têm significados distintos. Um problema é uma situação de resolução difícil que afeta a vida de uma pessoa, enquanto um conflito envolve um desentendimento entre duas ou mais partes.
A técnica de resolução de problemas é amplamente utilizada na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para tratar diversas queixas e transtornos. Envolve entender o problema, avaliar alternativas e implementar ações, promovendo a gratidão se o problema for resolvido ou reavaliando alternativas se necessário.
A Problem-Solving Therapy (PST), proposta por Zurilla e Goldfried nos anos 1970 e aprimorada por Nezu et al., é parte da TCC e eficaz para diversas idades, ajudando a melhorar condições como estresse, transtornos de humor, ansiosos e esquizofrenia.
Na mediação de conflitos, que envolvem duas ou mais partes, é necessário aceitar que não haverá uma “solução perfeita”. Estratégias incluem conexão com o presente, busca por informações e promoção de compartilhamento de sentimentos e pensamentos.
Questões intrapessoais são investigadas pela TCC para identificar padrões disfuncionais, enquanto questões interpessoais exigem empatia e boas habilidades de comunicação. Ferramentas como o registro de pensamento interpessoal ajudam a refletir sobre as perspectivas dos outros envolvidos no conflito.
Referência bibliográfica:
Costa, R. T. da ., Carvalho, M. R. de ., & Nardi, A. E.. (2023). Revisão sistemática sobre resolução de problema e mediação de conflito pela terapia cognitivo-comportamental. Jornal Brasileiro De Psiquiatria, 72(1), 63–71. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000404