Terapia Cognitivo – Comportamental no tratamento da esquizofrenia

O transtorno psicótico é uma condição mental grave caracterizada por distorções na percepção da realidade, como alucinações e delírios. A Terapia Cognitiva (TC) tem se mostrado uma abordagem eficaz no tratamento desses transtornos, ajudando os pacientes a modificar padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos associados.

A Terapia Cognitiva (TC) é uma forma de psicoterapia que se concentra na identificação e modificação de pensamentos e crenças negativas que contribuem para o sofrimento psicológico. No contexto dos transtornos psicóticos, a TC tem sido utilizada para tratar sintomas como alucinações e delírios, ajudando os pacientes a desenvolver estratégias para lidar com esses sintomas de maneira mais eficaz.

Estudos clínicos e revisões sistemáticas têm demonstrado a eficácia da Terapia Cognitiva no tratamento dos transtornos psicóticos. Por exemplo, um estudo publicado na *Archives of Clinical Psychiatry* mostrou que a TC pode melhorar certos sintomas da esquizofrenia e pode ser uma alternativa terapêutica adjuvante para casos refratários a antipsicóticos.

Referências bibliográficas:

BARRETO, Eliza Martha de Paiva; ELKIS, Hélio. **Evidências de eficácia da terapia cognitiva comportamental na esquizofrenia**. *Archives of Clinical Psychiatry*, São Paulo, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000800011>. Acesso em: 07 jan. 2025.

PALOSKI, Luis Henrique; CHRIST, Helena Diefenthaeler. **Terapia cognitivo-comportamental para depressão com sintomas psicóticos: uma revisão teórica**. *Contextos Clínicos*, São Leopoldo, dez. 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.4013/ctc.2014.72.09>. Acesso em: 07 jan. 2025.