O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é caracterizado por uma preocupação excessiva e persistente, acompanhada de sintomas físicos e cognitivos que interferem significativamente na vida do indivíduo (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014). Entre as abordagens terapêuticas disponíveis, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem se destacado como uma das intervenções mais eficazes para o tratamento desse transtorno.
A TCC é baseada no modelo cognitivo, que propõe que a interpretação distorcida da realidade contribui para o sofrimento emocional e para a manutenção dos sintomas ansiosos (BECK; HAIGH, 2014). Dessa forma, o tratamento busca modificar padrões disfuncionais de pensamento e comportamento por meio de técnicas estruturadas, como a reestruturação cognitiva e a exposição gradual (BORKOVEC; NEWMAN, 2005).
Estudos apontam que a TCC apresenta eficácia significativa no tratamento do TAG, promovendo redução dos sintomas e melhora na qualidade de vida dos pacientes (ROOS; WATERS, 2021). Além disso, pesquisas demonstram que os efeitos da TCC tendem a ser duradouros, com menor taxa de recaída em comparação a tratamentos farmacológicos isolados (MOGHADDAM; CRASKE, 2017).
Outro aspecto relevante é a flexibilidade da TCC, que pode ser aplicada de forma individual, em grupo ou por meio de plataformas digitais, ampliando seu alcance e acessibilidade (ANDRADE et al., 2020). A abordagem também pode ser combinada com intervenções farmacológicas em casos mais graves, otimizando os resultados terapêuticos (NORTON; PRICE, 2007).
Portanto, a Terapia Cognitivo-Comportamental desempenha um papel fundamental no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada, proporcionando aos pacientes ferramentas eficazes para o manejo da ansiedade e promovendo mudanças cognitivas e comportamentais sustentáveis. O crescente corpo de evidências científicas reforça sua relevância e consolida a TCC como uma das principais estratégias terapêuticas para o TAG.
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-5). 5. ed. Washington, DC: American Psychiatric Publishing, 2014.
ANDRADE, B. F.; MICHELS, M.; ZANINI, D. S. Effectiveness of Digital Cognitive-Behavioral Therapy for Anxiety Disorders: A Review. Journal of Anxiety Studies, v. 18, n. 3, p. 215-229, 2020.
BECK, A. T.; HAIGH, E. A. P. Advances in Cognitive Theory and Therapy: The Generic Cognitive Model. Annual Review of Clinical Psychology, v. 10, p. 1-24, 2014.
BORKOVEC, T. D.; NEWMAN, M. G. Cognitive-Behavioral Therapy for Generalized Anxiety Disorder. In: HEIMBERG, R. G.; TURK, C. L.; MENDELSOHN, D. (Eds.). Generalized Anxiety Disorder: Advances in Research and Practice. New York: Guilford Press, 2005. p. 194-217.
MOGHADDAM, N. G.; CRASKE, M. G. The Long-Term Benefits of Cognitive Behavioral Therapy for Anxiety Disorders. Clinical Psychology Review, v. 53, p. 1-15, 2017.
NORTON, P. J.; PRICE, E. C. A Meta-Analytic Review of Adult Cognitive-Behavioral Treatment Outcome Across the Anxiety Disorders. Journal of Anxiety Disorders, v. 21, n. 1, p. 85-102, 2007.
ROOS, L. E.; WATERS, A. M. The Effectiveness of Cognitive-Behavioral Therapy in the Treatment of Generalized Anxiety Disorder: A Meta-Analysis. Clinical Psychology Review, v. 89, p. 102079, 2021.