5c3460cd-dde3-48e1-bd68-633b47568c5f

COMO PODEMOS NOS PROTEGER NESTA PANDEMIA?

A COVID-19 é uma doença, causada pelo vírus Sars-Cov-21. Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), a maioria das pessoas com COVID-19 podem ser assintomáticas, isto de acordo com a OMS gira em torno de 80% e 20% das pessoas irão precisar de atendimento hospitalar devido a problemas respiratórios e 5% precisarão de suporte para respirar (suporte ventilatório)2.

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias1. Foi descoberto no dia 31/12/2019 na cidade de Wuhan, China1,2. Os primeiros coronavírus humanos foram registrados em 1937 mas somente foi descrito como coranavírus em 1965, devido seu perfil na microscopia, parece com uma coroa1.

O sintomas podem variar por se parecer com simples resfriado a pneumonia grave1,2. Os principais sintomas são:

  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade de respirar

A sua transmissão ocorre quando uma pessoa doente entra em contato com outra por meio de:

  • Aperto de mão
  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Objetos ou superfícies contaminadas

O diagnóstico é realizado por médicos que seguirá critérios clínicos, caso a pessoa apresente os sintomas descritos acima ou dificuldade respiratória, o médico solicitará exames laboratoriais:

  • Da biologia molecular, que diagnostica só o COVID-19 mas também a Influenza e o Vírus Sincical Respiratório(VSR)
  • Imunológico, teste rápido, que detecta ou não a presença de anticorpos somente após o sétimo dia de início dos sintomas

O diagnóstico pode ser realizado de acordo com o histórico de contato, antes dos 7 dias do aparecimento dos sintomas1.

O que nós podemos fazer para nos proteger? Lavar as mãos até a altura dos punhos com sabão, ou então higiene com álcool em gel 70%; ao tossir ou espirra cubrir o nariz e boca com um pano ou lenço; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas; manter distanciamento de 2 metros de uma pessoa que esteja tossindo; evitar aperto de mãos, abraços ou outro tipo de contato físico; não compartilhar objetos pessoais; manter o ambiente limpo e ventilado; Evitar sair de casa; Adoecendo, fique em casa até melhorar; dormir bem e se alimentar de maneira saudável; utilizar máscaras caseiras ou artesanais2.

Ao viajar, se tiver necessidade, em viagens internacionais ficar 7 dias em isolamento social, mesmo não apresentando sintomas e em viagens locais, observar a condição de saúde, ficando atento aos primeiros 14 dias, reforçar hábitos de higiene já descritos e se apresentar os sintomas, seguir as orientações do Ministério da Saúde(MS) ficando em isolamento domiciliar1.

 

REFERÊNCIAS:

  1. Saúde, M. da. CORONAVÍRUS ( COVID-19). Ministério da Saúde 1 (2020). Available at: https://coronavirus.saude.gov.br/.
  2. OMS. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Organização Mundial de Saúde 5 (2020). Available at: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875.

 

Vitor Souza Mascarenhas é graduado em Psicologia; Mestrando em Tecnologias em Saúde; Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental; Especialista em Terapia Analítico-Comportamental; Especialista em Neuropsicologia e Reabilitação.

Lattes: 3504656475764958

Instagram: @psicoterapeutavitormascarenhas

Twitter: @Psicote80498075

Facebook: @psicoterapeutavitormascarenhas

E-mail: psicoterapeuta@vitorsouzamascarenhas.com.br

Site: https://vitorsouzamascarenhas.com.br/

Telefone: (71) 4141-4567/3043-5344.

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment