post site

Home Office na Pandemia

No início da pandemia, as pessoas achavam que estavam de férias. Boa parte das pessoas achavam que não iriam trabalhar em casa ou que seria relativamente melhor ficar em casa com a família e iria aproveitar para descansar. Seria tudo uma grande festa até a realidade aparecer e as dificuldades serem apresentadas, fazendo com o home office mudasse de conceito.

O primeiro passo foi organizar a casa com os filhos, escola, trabalho, horários, atividade física, arrumação, discussão e todos os problemas que antes eram enfrentados na esfera social e que atualmente seriam divididos somente em casa e por todos. Quem achou que iria ser festas com lives, bebidas e comidas, logo percebeu que a realidade não seria brincadeira.

O trabalho remoto nos traz muitos benefícios, mas ele nos obriga a termos um comportamento de autocontrole muito grande. Aula, organizar o trabalho, filho, escola de filho, estudo, estudo dos filhos, atividade física, afazeres da casa, requerem uma organização familiar para que isso ocorra. Sentiu menos quem já tinha essa organização, atividades menos centralizadas, sabia gerenciar seu tempo e gostava e gosta de gostar do seu ambiente familiar e caseiro. As pessoas que já estavam acostumadas a sair, aproveitar os finais de semana na rua, viajar e passarem o dia todo da semana fora chegando somente para dormir, foram essas que mais sentiram.

Os sintomas de estresse, ansiedade e depressão aumentaram em muitos casos. Muitas pesquisas, estudos, materiais de jornais, mostrando o aumento desses sintomas no distanciamento social da pandemia, com isso o número de divórcios, casos de feminicídios, brigas de casal e familiar.

Neste contexto o trabalho em casa, não são férias, não é fácil e requer disciplina. Organizar seu ambiente, manter horários, fazer atividade física é essencial para melhorar o dia a dia em casa. Muitas famílias optaram em reformas e mudar para casas ou apartamentos maiores para puderem organizar o home office melhor neste período.

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment