O Efeito da Terapia Cognitivo-Comportamental na Prevenção do Transtorno Depressivo Maior

O transtorno depressivo maior (TDM) é o mais comum e prevalente transtorno mental, caracterizado por humor rebaixado, baixo autoconfiança e aversão á atividade sem justificativa específica. É uma das principais causas de incapacidades no mundo, a prevalência na população mundial é de aproximadamente 16%. O risco de recaída é alto. A cada episódio, esse risco de recaída. A taxa de recaída na depressão maior é de 50%, após mais um episódio a taxa aumenta para 80% de depois da terceira recaída, a taxa sobe para 90%.

Os altos índices de recaída associados ao risco e dificuldade para a família e sociedade, os prejuízos causados para o transtorno depressivo recorrente, a tentativa de prevenir a recaída, mostram a importância do manejo a longo prazo da (TDM).

O tratamento mais utilizado é a farmacoterapia. A longo prazo o tratamento medicamentoso causam muitos efeitos colaterais, somando-se a isso a falta de informação das pessoas, as crenças com relação a medicação, aumentam as taxas de abandono neste tipo de tratamento. A psicoterapia diferente da farmacoterapia mostra benefícios a longo prazo. Os pacientes  diminuiriam o risco de recaída, compreendendo muitas técnicas úteis para lidar nesta situações. Procurar uma de psicoterapia é a alternativa mais adequada e deve ser uma prioridade na saúde pública.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é um dos tratamentos mais utilizados no mundo para os transtornos mentais. A TCC visa mudar as cognições distorcidas (crenças e pensamentos) dos clientes. Os estudos de metanálises demonstraram que a TCC foi mais eficaz na redução dos risco de recaída no TDM. Para o tratamento de TDM a longo prazo (24 meses ou mais), o efeito preventivo da TCC foi mantido de 2 a 6 anos na prevenção recorrente. Esta metanálise mostro a eficácia da TCC  na redução da taxa de recidiva em pessoas com TDM em remissão (período específico da TDM). A TCC foi eficaz na prevenção de outro episódio depressivo. Em curto prazo a TCC também se mostrou eficaz.

1. Zhang Z, Zhang L, Zhang G, Jin J, Zheng Z. The effect of CBT and its modifications for relapse prevention in major depressive disorder: a systematic review and meta-analysis. BMC Psychiatry [Internet]. 2018;18(1):50. Available from: https://doi.org/10.1186/s12888-018-1610-5.

Tags: No tags

Add a Comment

You must be logged in to post a comment