Avaliação Neuropsicológica no transtorno de aprendizagem

Quando falamos sobre dificuldades de aprendizagem, muitas vezes nos deparamos com termos técnicos e situações complexas que podem parecer desafiadoras tanto para os pais quanto para os educadores. É aqui que a avaliação neuropsicológica entra em cena, desempenhando um papel crucial no diagnóstico e manejo dos transtornos específicos de aprendizagem. Mas o que isso realmente significa? Vamos explorar juntos.

A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta poderosa e essencial para identificar e entender as dificuldades de aprendizagem em crianças e adolescentes. Ela proporciona um diagnóstico preciso, permitindo que intervenções personalizadas sejam implementadas e que o suporte adequado seja oferecido na escola e em outros ambientes de aprendizado. Com essa avaliação, é possível identificar os domínios acadêmicos prejudicados como leitura (dislexia), escrita (disgrafia), erros de escrita (disortografia) e matemática (discalculia).

O transtorno específico de aprendizagem é caracterizado por dificuldades persistentes e significativas em adquirir habilidades acadêmicas, mesmo quando a inteligência é normal e as oportunidades de aprendizado são adequadas. Os principais domínios afetados incluem leitura, escrita e matemática. Essas dificuldades não são resultado de outros problemas como deficiências sensoriais ou falta de instrução adequada, mas sim de diferenças na maneira como o cérebro processa informações.

O processo de avaliação neuropsicológica envolve uma série de testes específicos que avaliam diversas funções cognitivas, como memória, atenção, linguagem e habilidades motoras. Esses testes ajudam a identificar padrões de funcionamento cerebral e áreas específicas de dificuldade. Uma equipe interdisciplinar, que inclui psicólogos, neuropsicólogos e educadores, trabalha em conjunto para obter uma visão abrangente do perfil cognitivo do indivíduo. Essa abordagem colaborativa é fundamental para desenvolver um plano de intervenção eficaz e personalizado.

Lembrando que a avaliação neuropsicológica é fundamental para orientar estratégias de intervenção e apoio educacional. Ela não só identifica as áreas de necessidade, mas também destaca as forças do indivíduo, permitindo uma abordagem equilibrada e positiva para o aprendizado.

Se você suspeita que seu filho ou aluno possa ter um transtorno específico de aprendizagem, não hesite em procurar uma avaliação neuropsicológica. Ela pode ser a chave para desbloquear o potencial de uma criança e abrir portas para um futuro mais brilhante e cheio de oportunidades.

Referência bibliográfica:

BACK, Nadja Cristina Furtado et al . Modelo de avaliação de transtornos de aprendizagem por equipe interdisciplinar. Rev. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 37, n. 112, p. 37-51,  abr.  2020 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862020000100005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  26  jul.  2024.  https://doi.org/10.5935/0103-8486.20200003.

Oliveira CR, Rodrigues JC, Fonseca RP. O uso de instrumentos neuropsicológicos na avaliação de dificuldades de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia 2009;26(79):65-76