Este estudo de revisão sistemática teve como objetivo identificar as características de crianças com altas habilidades/superdotação.
Critérios de Inclusão
- Artigos científicos sobre pesquisas empíricas.
- Publicados entre 2010 e 2019.
- Participantes com altas habilidades/superdotação, menores de 12 anos.
- Avaliação de altas habilidades/superdotação com pelo menos um teste de inteligência e outros instrumentos.
Critérios de Exclusão
- Nenhum grupo composto apenas por crianças com altas habilidades/superdotação.
- Não apresentar resultados exclusivos às crianças com altas habilidades/superdotação.
- Participantes com dupla excepcionalidade, deficiência física ou sensorial.
Metodologia
- Bases de Dados Utilizadas: Scopus, Web of Science (janeiro de 2020) e SciELO.org (abril de 2020).
- Total de Artigos Analisados: 29 artigos.
- Categorias de Resultados: Os resultados foram agrupados em cinco categorias e apresentados em síntese narrativa.
Resultados
Os resultados confirmam o caráter heterogêneo das altas habilidades/superdotação, com a maioria dos artigos explorando características de cognição e processos de identificação e avaliação das crianças.
Limitações
- Obtenção de artigos com autores repetidos.
- Obtenção incompleta dos artigos potencialmente relevantes.
Contribuições
Esta pesquisa amplia a visibilidade sobre as características de crianças com superdotação, oferecendo um enfoque geral e abrangente.
Estudo completo: CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES … – SciELO https://www.scielo.br/j/rbee/a/JHyhvxdYRZ4jnDs3JL3gHmG/