Eficácia da terapia cognitivo-comportamental para transtornos mentais

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é um tratamento de primeira linha para diversos transtornos mentais. Este estudo meta-analítico integrativo examinou a eficácia da TCC em transtornos como depressão maior, ansiedade, TEPT, TOC, transtornos alimentares, psicóticos e bipolares. Foram analisados 375 ensaios clínicos randomizados, envolvendo 32.968 pacientes.

Os resultados mostram que a TCC tem tamanhos de efeito variados: inferior a 0,5 para transtornos bipolares e psicóticos; entre 0,5 e 1,0 para ansiedade generalizada, pânico, bulimia, compulsão alimentar, depressão e TOC; e superior a 1,0 para TEPT e fobias específicas. A eficácia é maior em condições controladas por lista de espera e menor em cuidados usuais.

Conclui-se que a TCC é provavelmente eficaz para a maioria dos transtornos mentais analisados, com variações de eficácia dependendo do tipo de controle utilizado nos estudos.

Referência: Cuijpers PHarrer MMiguel C, et al. Cognitive Behavior Therapy for Mental Disorders in AdultsA Unified Series of Meta-AnalysesJAMA Psychiatry. 2025;82(6):563–571. doi:10.1001/jamapsychiatry.2025.0482