Eficácia do treinamento metacognitivo na esquizofrenia

Um estudo realizado no Hospital Del Salvador em Valparaíso, Chile, avaliou a eficácia do Treinamento Metacognitivo (MCT) em comparação ao tratamento usual (TAU) em pacientes com esquizofrenia.

50 pacientes foram divididos aleatoriamente entre os dois grupos. As avaliações foram feitas no início e no final do estudo usando a Escala de Síndrome Positiva e Negativa (PANSS), o Questionário de Vieses Cognitivos para Psicose (CBQ-P), e a Escala de Insight Cognitivo de Beck (BCIS).

Os resultados mostraram melhorias significativas no grupo que recebeu MCT, especialmente nos sintomas positivos da esquizofrenia. No entanto, não houve evidência suficiente para afirmar a superioridade do MCT sobre o TAU na melhoria dos vieses cognitivos e do insight cognitivo.

Este estudo sugere que o MCT é uma intervenção eficaz para reduzir sintomas positivos em pacientes com esquizofrenia.

Referência bibliográfica: Acuña V, Otto A, Cavieres A, Villalobos H. Efficacy of Metacognitive Training in a Chilean Sample of People with Schizophrenia. Rev Colomb Psiquiatr (Engl Ed). 2022 Oct-Dec;51(4):301-308. English, Spanish. doi: 10.1016/j.rcpeng.2020.12.002. Epub 2022 Nov 8. PMID: 36369153.