Logo-Vitor-Mascarenhas-Terapeuta-03

Empatia do terapeuta e resultado do cliente

A empatia refere-se a entender o que outra pessoa está experimentando ou tentando expressar. A empatia do terapeuta tem uma longa história como um processo de mudança chave hipotético na psicoterapia.

O objetivo deste estudo foi de fazer revisão com meta-análise de pesquisas sobre a relação entre empatia do terapeuta e resultado do cliente.

Fizeram uma revisão com metanálise de artigos que inicialmente discutiam questões e apresentavam uma definição integrativa. Em seguida, revisamos medidas de empatia do terapeuta, incluindo o problema conceitual de separar a empatia de outras variáveis de relacionamento, com artigos sobre a empatia a relação.

Os resultados indicaram que a empatia é um preditor moderadamente forte do resultado da terapia: média ponderada r = .28 (p < .001; intervalo de confiança de 95% [.23, .33]; equivalente a d = .58) para 82 amostras independentes e 6.138 clientes. Em geral, a relação empatia-resultado foi mantida para diferentes orientações teóricas e problemas apresentados pelo cliente; no entanto, houve considerável heterogeneidade nos efeitos. Medidas de percepção do cliente, observador e terapeuta predisseram melhor o resultado do cliente do que medidas de acurácia empática. Em seguida, consideramos as limitações dos dados atuais.

Os pesquisadores concluiram com considerações de diversidade e recomendações de prática, incluindo endossar as diferentes formas que a empatia pode assumir na terapia.

 

REFEREÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Elliott R, Bohart AC, Watson JC, Murphy D. Empatia do terapeuta e resultado do cliente: uma meta-análise atualizada. Psicoterapia (Chic). 2018 Dez;55(4):399-410. DOI: 10.1037/pst0000175. PMID: 30335453.