Explorando as diferentes realidades no TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um tema amplamente discutido na literatura científica brasileira. A partir da Teoria Ator-Rede, é possível observar como diferentes realidades são performadas a partir deste fenômeno. Mas o que exatamente isso significa?

Diversas Versões do TDAH

Este estudo selecionou 80 artigos científicos das bases de dados Lilacs, Pepsic, BVS, Scielo e IndexPsi para entender como o TDAH é apresentado. A análise revelou que há várias versões do TDAH que:

  • Se distanciam: Algumas abordagens tratam o TDAH de maneiras que são completamente diferentes, baseadas em contextos e perspectivas variadas.
  • Se conectam: Existem pontos de interseção onde essas versões compartilham semelhanças e trocam informações.
  • Se sobrepõem: Em alguns casos, diferentes versões do TDAH coexistem, criando uma rede complexa de significados e interpretações.

Redes Heterogêneas e Agenciamentos

A Teoria Ator-Rede nos ajuda a entender como essas diferentes versões são construídas por meio de redes que incluem tanto agentes humanos (como pesquisadores, médicos e pacientes) quanto não humanos (como medicamentos, diagnósticos e políticas públicas). Esses agenciamentos criam uma compreensão mais ampla e híbrida do TDAH.

Contribuições da Pesquisa

Esperamos que este olhar inovador sobre o TDAH, que considera a interação entre diferentes atores e elementos, possa contribuir para uma compreensão mais rica e diversificada do fenômeno. Afinal, o TDAH não é um conceito rígido, mas uma construção dinâmica que reflete a complexidade das relações sociais e materiais que o cercam.

Referência bibliográfica:

Ferreira, R. R., & Moscheta, M. dos S.. (2019). A Multiplicidade do TDAH nas Diferentes Versões Produzidas pelas Ciências no Brasil. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35, e3539. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3539