Estudo analisou os fatores emocionais e comportamentais que predispõem adolescentes ao vício em Internet (IA). Em um mundo digital, os smartphones facilitam a acessibilidade contínua, mas também aumentam o risco de dependência. Atividades como multitarefa e mudança de atenção estão associadas ao uso de smartphones. Além disso, essas atividades online podem servir como estratégias para regular estados emocionais negativos.
Uma pesquisa com 676 estudantes italianos do ensino médio revelou que altos escores na Escala de Distração de Smartphone (SDS) estão positivamente associados aos níveis de IA medidos pelo Teste de Dependência de Internet (IAT). Estudantes com sintomas de internalização/externalização, especialmente aqueles com traços de TDAH, são mais propensos ao uso problemático de smartphones.
O estudo sugere a necessidade de triagem para identificar adolescentes suscetíveis ao vício em Internet e a implementação de intervenções preventivas.
Referência bibliográfica: Benedetto L, Rollo S, Cafeo A, Di Rosa G, Pino R, Gagliano A, Germanò E, Ingrassia M. Emotional and Behavioural Factors Predisposing to Internet Addiction: The Smartphone Distraction among Italian High School Students. Int J Environ Res Public Health. 2024 Mar 22;21(4):386. doi: 10.3390/ijerph21040386. PMID: 38673299; PMCID: PMC11050649.