As Funções Executivas (FE) são um conjunto complexo de habilidades cognitivas que permitem ao indivíduo realizar comportamentos direcionados a objetivos específicos. Elas são consideradas funções mentais superiores e são responsáveis pela autorregulação e autogerenciamento. Entre os principais componentes das FE estão a atenção seletiva, controle inibitório, planejamento, organização, flexibilidade cognitiva e memória de trabalho.
Existem diversos modelos teóricos sobre as FE, com diferentes definições e formas de avaliação. Um modelo amplamente aceito propõe três componentes básicas: memória de trabalho, inibição (controle inibitório) e flexibilidade cognitiva.
Disfunções Executivas ocorrem quando há prejuízo no desempenho das FE, impactando negativamente o funcionamento pessoal e social do indivíduo. Isso pode resultar em dificuldades como mudança de foco, manutenção da atenção, aprendizado com os erros, raciocínio, planejamento e comportamento adequado.
Avaliação Neuropsicológica das FE
Diversos instrumentos de avaliação neuropsicológica são utilizados para avaliar as FE, tanto em adultos quanto em crianças:
- Para adultos: Teste de Trilhas (TMT), Teste de Fluência Verbal (VFT), Teste de Desenho do Relógio (CDT), Teste de Stroop e Teste de Classificação de Cartões de Wisconsin (WCST).
- Para crianças: Behavior Rating Inventory of Executive Function (BRIEF), Escalas Wechsler e tarefas baseadas nos paradigmas Go/No-Go e Stroop.
Referência bibliográfica: SANTANA, Alanny Nunes de; MELO, Monilly Ramos Araujo; MINERVINO, Carla Alexandra da Silva Moita. Instrumentos de Avaliação das Funções Executivas: Revisão Sistemática dos Últimos Cinco Anos. Aval. psicol., Itatiba , v. 18, n. 1, p. 96-107, 2019 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712019000100012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 nov. 2024. https://doi.org/10.15689/ap.2019.1801.14668.11.