Estudo publicado na revista brasileira de geriatria e gerontologia, avaliou a efetividade de uma oficina Gerontológica de Estimulação Cognitiva (EC) no desempenho cognitivo, funcional e nos sintomas de humor de senescentes participantes de uma Universidade Aberta à Terceira Idade.
Esta pesquisa fez um ensaio clínico aberto controlado com lista de espera no qual participaram 15 pessoas no grupo intervenção e 16 no grupo controle. No início e no final do estudo (sexto mês), aplicaram-se os testes: Span de Dígitos, ACE-R, Inventário de Ansiedade e de Depressão de Beck e Medida da Independência Funcional (MIF).

No grupo de intervenção, houve melhora em todas as variáveis avaliadas. Destacam-se melhorias significativas no domínio visuoespacial, nos sintomas de depressão e ansiedade. No grupo controle, os sintomas de depressão e ansiedade apresentaram piora.

Os resultados sugerem que o programa de Estimulação Cognitiva tem efeito benéfico sobre os sintomas de humor e a funcionalidade de adultos e idosos frequentadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade.
Referência bibliográfica:
Casemiro, F. G., Rodrigues, I. A., Dias, J. C., Alves, L. C. de S., Inouye, K., & Gratão, A. C. M.. (2016). Impact of cognitive stimulation on depression, anxiety, cognition and functional capacity among adults and elderly participants of an open university for senior citizens. Revista Brasileira De Geriatria E Gerontologia, 19(4), 683–694. https://doi.org/10.1590/1809-98232016019.150214