Este estudo revisou sistematicamente o perfil neuropsicológico de crianças superdotadas (GI), comparando suas funções cognitivas e desempenho acadêmico com crianças de desenvolvimento típico (DT).
A revisão analisou 15 artigos selecionados entre 658, seguindo o modelo PRISMA. O foco foi examinar discrepâncias nas funções cognitivas como linguagem, motricidade, processamento visuoespacial, memória, atenção, funções executivas, cognição social e emocional.
Crianças superdotadas demonstraram superioridade em:
- Atenção
- Linguagem
- Matemática
- Memória de trabalho verbal
- Deslocamento
- Resolução de problemas sociais
Entretanto, habilidades comparáveis foram observadas em:
- Processamento visuoespacial
- Memória
- Planejamento
- Inibição
- Memória de trabalho visual
- Reconhecimento facial
As crianças superdotadas exibem pontos fortes em algumas áreas, mas não diferem significativamente em outras em relação aos seus pares DT. Dificuldades de aprendizagem podem surgir, impactando o desempenho acadêmico. Estudos adicionais são necessários para entender essa heterogeneidade e desenvolver estratégias de aprendizagem mais eficazes.
A compreensão mais aprofundada da superdotação é essencial para criar métodos de ensino que atendam às necessidades específicas dessas crianças, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e eficaz.
Referência bibliográfica: Bucaille A, Jarry C, Allard J, Brochard S, Peudenier S, Roy A. Neuropsychological Profile of Intellectually Gifted Children: A Systematic Review. J Int Neuropsychol Soc. 2022 Apr;28(4):424-440. doi: 10.1017/S1355617721000515. Epub 2021 May 17. PMID: 33998437.