Prática baseada em evidência na terapia cognitivo-comportamental

  1. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
    A TCC é uma abordagem prática e orientada para objetivos, que visa ajudar crianças a compreenderem a relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. Parte do princípio de que os problemas psicológicos advêm de interpretações distorcidas dos eventos.

  2. Cognições Disfuncionais
    Pensamentos distorcidos influenciam emoções e comportamentos negativos. Por exemplo, crianças ansiosas exageram o perigo e subestimam sua capacidade de lidar com situações. Essas cognições se tornam rígidas com o tempo.

  3. Cognições Funcionais e Equilibradas
    A TCC ajuda a substituir pensamentos disfuncionais por interpretações mais equilibradas, por meio do “descobrimento guiado”, com perguntas socráticas e experimentos comportamentais.

  4. Envolvimento Parental
    Os pais têm papel importante no tratamento, podendo reforçar ou enfraquecer cognições disfuncionais. Seu envolvimento pode variar desde apoio pontual até aplicação direta da TCC com a criança.

  5. Características Centrais da TCC
    A TCC é estruturada, objetiva, breve (6 a 12 sessões), centrada no “aqui e agora” e altamente colaborativa. Pode ser aplicada presencialmente ou online.

  6. Adaptações para Crianças
    A TCC pode ser adaptada para crianças pequenas com materiais visuais, metáforas, jogos e linguagem simples. Para crianças com menor desenvolvimento cognitivo, o foco é maior em técnicas comportamentais do que cognitivas.

  7. Fases da TCC

  • Psychoeducação: Explicação do modelo da TCC.

  • Autoconsciência: Monitoramento de pensamentos e emoções.

  • Desenvolvimento de Habilidades: Reestruturação cognitiva, manejo emocional e mudanças comportamentais.

  • Consolidação: Prática em contextos reais.

  • Prevenção de Recaídas: Revisão de estratégias e planos de ação.

  1. Efetividade da TCC
    Amplo corpo de evidências apoia sua eficácia em diversos transtornos infantis, incluindo ansiedade, depressão, TEPT, TOC, dor crônica e fobias relacionadas a agulhas. Há evidência crescente para seu uso em condições físicas crônicas e com TEA.

  2. Quando a TCC Não Funciona
    Não é eficaz para todos os quadros. Pode ser inadequada para problemas externalizantes severos, famílias disfuncionais, crianças desmotivadas ou que desejam explorar eventos passados.

  3. Desenvolvimentos Futuros
    Há menos evidências para crianças menores de 9 anos e para o uso em condições físicas crônicas. A TCC digital e os modelos de terceira onda (como mindfulness e aceitação) estão em expansão e mostram resultados promissores.


Referência bibliográfica

Stallard, P. (2021). Evidence-based practice in cognitive–behavioural therapy. Archives of Disease in Childhood, 1–5. https://doi.org/10.1136/archdischild-2020-321249