-
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
A TCC é uma abordagem prática e orientada para objetivos, que visa ajudar crianças a compreenderem a relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. Parte do princípio de que os problemas psicológicos advêm de interpretações distorcidas dos eventos. -
Cognições Disfuncionais
Pensamentos distorcidos influenciam emoções e comportamentos negativos. Por exemplo, crianças ansiosas exageram o perigo e subestimam sua capacidade de lidar com situações. Essas cognições se tornam rígidas com o tempo. -
Cognições Funcionais e Equilibradas
A TCC ajuda a substituir pensamentos disfuncionais por interpretações mais equilibradas, por meio do “descobrimento guiado”, com perguntas socráticas e experimentos comportamentais. -
Envolvimento Parental
Os pais têm papel importante no tratamento, podendo reforçar ou enfraquecer cognições disfuncionais. Seu envolvimento pode variar desde apoio pontual até aplicação direta da TCC com a criança. -
Características Centrais da TCC
A TCC é estruturada, objetiva, breve (6 a 12 sessões), centrada no “aqui e agora” e altamente colaborativa. Pode ser aplicada presencialmente ou online. -
Adaptações para Crianças
A TCC pode ser adaptada para crianças pequenas com materiais visuais, metáforas, jogos e linguagem simples. Para crianças com menor desenvolvimento cognitivo, o foco é maior em técnicas comportamentais do que cognitivas. -
Fases da TCC
-
Psychoeducação: Explicação do modelo da TCC.
-
Autoconsciência: Monitoramento de pensamentos e emoções.
-
Desenvolvimento de Habilidades: Reestruturação cognitiva, manejo emocional e mudanças comportamentais.
-
Consolidação: Prática em contextos reais.
-
Prevenção de Recaídas: Revisão de estratégias e planos de ação.
-
Efetividade da TCC
Amplo corpo de evidências apoia sua eficácia em diversos transtornos infantis, incluindo ansiedade, depressão, TEPT, TOC, dor crônica e fobias relacionadas a agulhas. Há evidência crescente para seu uso em condições físicas crônicas e com TEA. -
Quando a TCC Não Funciona
Não é eficaz para todos os quadros. Pode ser inadequada para problemas externalizantes severos, famílias disfuncionais, crianças desmotivadas ou que desejam explorar eventos passados. -
Desenvolvimentos Futuros
Há menos evidências para crianças menores de 9 anos e para o uso em condições físicas crônicas. A TCC digital e os modelos de terceira onda (como mindfulness e aceitação) estão em expansão e mostram resultados promissores.
Referência bibliográfica
Stallard, P. (2021). Evidence-based practice in cognitive–behavioural therapy. Archives of Disease in Childhood, 1–5. https://doi.org/10.1136/archdischild-2020-321249