Logo-Vitor-Mascarenhas-Terapeuta-03

PREVALÊNCIA DE DEPRESSÃO EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19


A pandemia de COVID-19 afetou a saúde mental dos profissionais de saúde. Um estudo publicado na Revista Journal of Clinical Medicine mostra a prevalência de depressão nestes profissionais. Estudo foi baseado no período de 1 de dezembro de 2019 a 15 de setembro de 2020.
Esta revisão sistemática e meta-análise identificada em 57 estudos em dezessete países, apontou intensidade elevada de depressão em profissionais de saúde que estavam na linha de frente. A prevalência de depressão em profissionais de saúde foi de 24%, enfermeiros 25%, médicos 24% e profissionais que estavam na linha de frente foi de 43%.
A prevalência de depressão em médicos e enfermeiro durante a COVID19 foi semelhante à encontrada na população geral. Metade dos profissionais de saúde da linha de frente apresentaram aumento dos sintomas depressivos e 43% estavam deprimidos.
Portanto, é muito importante a prevenção e tratamento de problemas com a saúde mental destes profissionais de saúde no mundo todo.
 
REFERÊNCIAS:
Olaya, B. et al. Prevalence of depression among healthcare workers during the covid-19 outbreak: A systematic review and meta-analysis. J. Clin. Med. 10, (2021).