Estudos sugerem que idosos com prejuízo mnemônico podem relatar mais problemas de memória, especialmente os de baixa escolaridade devido à maior vulnerabilidade ao declínio cognitivo.
Este estudo visa investigar se as queixas de memória entre idosos variam conforme a escolaridade e se estão associadas ao desempenho cognitivo e a sintomas de depressão e ansiedade.
Participaram 67 idosos, com idades entre 60 e 75 anos, divididos em três grupos de acordo com a escolaridade: 1-4 anos (n=23), 4-8 anos (n=20) e 9 anos ou mais (n=24).
Foram aplicados os seguintes instrumentos:
- Mini-Exame do Estado Mental (MEEM)
- Bateria Cognitiva Breve (BCB)
- Fluência Verbal Categoria Animais (FV)
- Teste do Desenho do Relógio (TDR)
- Questionário de frequência de esquecimentos
- Questionário de Queixas de Memória (MAC-Q)
- Escala de Depressão Geriátrica (GDS)
- Escala Beck de Ansiedade (BAI)
Houve diferença significativa entre os grupos no MEEM, reconhecimento das 10 figuras, FV e TDR. No entanto, não foram encontradas diferenças significativas na frequência de esquecimentos e no MAC-Q. Não houve associação entre queixas de memória e desempenho cognitivo ou sintomas de depressão. Entretanto, foi encontrada uma correlação significativa entre a frequência de esquecimentos e sintomas de ansiedade.
As queixas de memória entre idosos não se associaram à escolaridade, desempenho cognitivo ou sintomas depressivos, mas estiveram significativamente associadas a sintomas de ansiedade.
Este estudo sugere que a ansiedade pode ser um fator importante a ser considerado em avaliações de queixas de memória em idosos, independentemente da escolaridade e desempenho cognitivo.
Referências bibliográficas:
Paulo, D. L. V., & Yassuda, M. S.. (2010). Queixas de memória de idosos e sua relação com escolaridade, desempenho cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade. Archives of Clinical Psychiatry (são Paulo), 37(1), 23–26. https://doi.org/10.1590/S0101-60832010000100005