Os déficits cognitivos são altamente prevalentes após um acidente vascular cerebral (AVC), afetando principalmente a memória, atenção e velocidade psicomotora. Este estudo avaliou a influência da reabilitação cognitiva no desempenho atencional e nos sintomas depressivos de pacientes pós-AVC.
Metodologia
Os participantes passaram por uma avaliação neuropsicológica antes e depois de uma intervenção de reabilitação cognitiva remota de 15 semanas, focada em várias tarefas para reabilitar habilidades atencionais.
Resultados
- Desempenho Atencional: Houve uma melhoria notável no desempenho atencional dos participantes.
- Sintomas Depressivos: A intervenção foi eficaz na redução dos sintomas depressivos.
- Autonomia e Autoeficácia: Melhoras clínicas significativas fortaleceram a autonomia e o senso de autoeficácia dos indivíduos.
*Alguns não consegiram realizar o D2, devido a deficiências visuais.
Conclusão
A reabilitação cognitiva demonstra ser uma abordagem eficaz para melhorar não apenas o desempenho atencional, mas também para reduzir os sintomas depressivos em pacientes pós-AVC, melhorando sua qualidade de vida.
Referência bibliográfica:
Dutra, L. S., Scoralich, L., & Shigaeff, N.. (2023). Remote cognitive rehabilitation of attention: a case series pilot study with post-stroke patients. Dementia & Neuropsychologia, 17, e20230045. https://doi.org/10.1590/1980-5764-DN-2023-0045