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Sintomas depressivos em adolescentes de colégio particular

A adolescência é um período caracterizado por crises em que o jovem passa por diversas mudanças de ordem biopsicossociais e que possui como principal tarefa a construção de sua identidade. Em nossa sociedade, durante o desenrolar da adolescência até a constituição adulta, o adolescente atravessa processos de perda característicos desta transformação.

O adolescente, vestibulando sabe que está próximo a uma tomada de decisão que produzirá efeitos que poderão acompanhá-lo pelo resto de sua vida. A dificuldade na definição de sua identidade ocupacional servirá como um ataque ao processo de formação de identidade, sendo a questão da escolha profissional uma fonte de estresse a mais nesse período da vida.

Este estudo teve por objetivo avaliar o índice de sintomas depressivos, bem como sua distribuição por gênero e série, dos alunos de um colégio particular, da cidade de Uberaba-MG, no final do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio e no ‘cursinho pré-vestibular’, próximo ao concurso vestibular.

Foram avaliados 791 estudantes, utilizando o questionário SRQ-20 – Self Reporting Questionnaire, um instrumento desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde com 20 questões, que serve para rastrear e avaliar a ocorrência de transtornos mentais comuns, dentre eles a depressão, na população geral.

Foram encontradas duas vezes mais sintomatologia depressiva no sexo feminino e um aumento do indicativo de depressão de acordo com o progresso acadêmico dos sujeitos. Foi encontrada a presença de sintomas depressivos em 45,7% da amostra, com maior prevalência de casos no sexo feminino.

Este estudo aponta, com o diagnóstico da presença de sintomas depressivos em grande parte da amostra pesquisada, ser sumamente importante a discussão sobre a introdução de acompanhamento psicológico ao aluno que está atravessando o período secundário e pré-vestibular.

Visando o bem-estar do ser humano, pode ser favorecido tanto o aluno como a escola, uma vez que o primeiro, estando sob bom controle emocional, obterá sucesso acadêmico e a última verá os frutos de seu sistema de ensino.

Com isto, visa-se favorecer tanto ao bem estar afetivo, cognitivo e emocional do indivíduo e obter conseqüente resultado positivo no concurso vestibular.