A saúde mental de adolescentes e jovens adultos é um tópico crucial e, quando falamos sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), a conversa se torna ainda mais importante. Vamos explorar as descobertas recentes sobre esses transtornos em jovens de Hong Kong e entender como isso pode nos ajudar a oferecer melhores estratégias de apoio.
O Estudo
Um estudo realizado em Hong Kong coletou dados de 2186 jovens com idades entre 15 e 24 anos. Desses, 1200 forneceram informações adicionais após um ano. O objetivo era entender melhor a prevalência e os impactos do TEA e do TDAH nesse grupo.
Principais Descobertas:
- Prevalência:
- TEA: 13,3%
- TDAH: 10,6%
- Comorbidade (TEA e TDAH): 2,7%
- Impactos em Saúde Mental:
- Comorbidade: Jovens com ambos os transtornos (TEA e TDAH) experimentaram mais experiências psicóticas.
- TEA: Pior funcionamento geral em comparação com o grupo controle.
- TDAH: Sintomas mais altos de depressão e ansiedade, além de uma qualidade de vida mais baixa após um ano.
Sintomas e Associações:
- Depressão: Ligada à dificuldade em mudar a atenção, preferência por rotinas e problemas com organização.
- Ansiedade: Associada ao esquecimento e problemas de memória de trabalho.
- Experiências Psicóticas: Relacionadas a uma maior entrada sensorial, dificuldades em sustentar a atenção e completar tarefas.
Importância das Estratégias de Apoio
Essas descobertas destacam a necessidade de desenvolver estratégias de apoio personalizadas para jovens asiáticos com TEA e TDAH. Entender as especificidades desses transtornos pode nos ajudar a criar ambientes mais inclusivos e oferecer suporte adequado para melhorar o bem-estar e os resultados de longo prazo desses jovens.
Dicas para Apoio:
- Apoio Educacional: Implementar programas educacionais que considerem as necessidades específicas de estudantes com TEA e TDAH.
- Suporte Emocional: Oferecer serviços de aconselhamento e terapia para lidar com sintomas de depressão e ansiedade.
- Ambientes Inclusivos: Criar espaços que minimizem a sobrecarga sensorial e promovam a organização e planejamento.
- Treinamento de Habilidades: Ensinar técnicas de gerenciamento de tempo e organização para melhorar a autonomia e funcionalidade.
Conclusão
A pesquisa sobre TEA e TDAH em jovens asiáticos é crucial para desenvolver estratégias de apoio eficazes, fazendo uma reflexão da nossa realidade brasileira. Ao entender melhor as necessidades e desafios desses jovens, podemos trabalhar juntos para criar um futuro mais saudável e inclusivo.
Referências:
Suen YN, Chau APY, Wong SMY, Hui CLM, Chan SKW, Lee EHM, Wong MTH, Chen EYH. Comorbidity of autism spectrum and attention deficit/hyperactivity disorder symptoms and their associations with 1-year mental health outcomes in adolescents and young adults. Psychiatry Res. 2024 Jan;331:115657. doi: 10.1016/j.psychres.2023.115657. Epub 2023 Dec 2. PMID: 38056129.