Tratamento cognitivo – comportamental do bullying

O bullying escolar é um problema social e de saúde pública que afeta milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem sido amplamente utilizada como uma abordagem eficaz para prevenir e tratar o bullying em ambientes escolares.

O objetivo deste estudo foi o de investigar a eficácia da terapia cognitivo-comportamental na prevenção e intervenção no bullying escolar, bem como avaliar os impactos na saúde mental dos estudantes.

Os participantes relataram uma redução significativa nos comportamentos de bullying após a intervenção com TCC. Muitos estudantes mencionaram uma melhora na autoestima e na habilidade de lidar com conflitos. Redução dos Comportamentos de Bullying: A análise dos dados quantitativos revelou uma redução significativa nos incidentes de bullying, especialmente em testes de comportamento social e autoestima. Eficácia da TCC: A TCC mostrou-se eficaz na redução dos comportamentos de bullying, com efeitos duradouros observados em um acompanhamento de seis meses.

Os autores deste estudo concluem que a terapia cognitivo – comportamental é uma abordagem eficaz e bem fundamentada para prevenir e tratar o bullying escolar, com base em evidências empíricas e teóricas sólidas.

Referência bibliográfica:

SILVEIRA MARTINS, Fabiane; FAUST, Giane In\u00EAs. Prevenção ao bullying: intervenção baseada na Abordagem Cognitivo-Comportamental. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 14, n. 2, p. 00085919, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/HLpWbYk4bJHY39sfJfRJwtn. Acesso em: 11 out. 2024.