A endometriose é uma doença inflamatória que afeta mulheres em idade reprodutiva, causando dor e possíveis problemas de infertilidade. Essa condição tem sido associada a uma baixa qualidade de vida, além de um aumento na incidência de depressão, ansiedade e estresse entre as pacientes.
O objetivo deste estudo foi explorar a aplicação da terapia cognitivo-comportamental (TCC) como tratamento para endometriose e dor pélvica crônica.
Foi realizada uma revisão sistemática utilizando as palavras-chave relacionadas à endometriose e TCC em bases de dados como PubMed/Medline, SCIELO, LILACS e CAPES, seguindo as diretrizes PRISMA. Dos 129 artigos encontrados, apenas 5 foram selecionados. A intervenção com TCC mostrou-se eficaz na redução da dor, melhora dos escores de depressão e estresse, e em aspectos da qualidade de vida como vitalidade, funcionalidade física e social, bem-estar emocional, controle e autonomia.
A TCC é promissora para o tratamento psicológico e emocional de pacientes com endometriose. No entanto, é necessária a realização de estudos mais estruturados para desenvolver um protocolo de intervenção eficaz e replicável.
Referência bibliográfica:
Donatti, L., Malvezzi, H., Azevedo, B. C. de ., Baracat, E. C., & Podgaec, S.. (2022). Cognitive Behavioral Therapy in Endometriosis, Psychological Based Intervention: A Systematic Review. Revista Brasileira De Ginecologia E Obstetrícia, 44(3), 295–303. https://doi.org/10.1055/s-0042-1742406